Edificação posted by

A importância da boa consciência

A importância da boa consciência

“De fato, quando os gentios, que não têm a lei, praticam naturalmente o que ela ordena, tornam-se lei para si mesmos, embora não possuam a lei; pois mostram que as exigências da lei estão gravadas em seus corações. Disso dão testemunho também a consciência e os pensamentos deles, ora acusando-os, ora defendendo-os.” (Romanos 2:14,15)

Um dos milagres realizados pelo Espírito Santo na vida de um cristão é lhe dar um coração novo, no qual já vem gravada a lei de Deus. Este acontecimento foi profetizado por diversas vezes por Deus.

Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei nos seus corações.” (Jeremias 31.33)

E vos darei um novo coração e derramarei um espírito novo dentro de cada um de vós; arrancarei de vós o coração de pedra e vos abençoarei com um coração de carne. Eis que depositarei o meu Espírito no interior de cada pessoa e vos capacitarei para agires de acordo com as minhas leis e princípios; e assim obedecereis fielmente aos meus mandamentos!” (Ezequiel 33.26,27);

Então a consciência do cristão passa a ter um papel importante na vida dele, pois ela expressa a lei que está gravada no coração, podendo dar testemunho ora acusando, ora defendendo.

O problema é que muitos tem tomado a atitude de não dar importância à sua consciência e param de ouvi-la. Isso os tornam duros de mente cauterizada e muitos naufragam na fé.

Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada” (1 Timóteo 4.2)

Timóteo, meu filho, dou-lhe esta instrução, segundo as profecias já proferidas a seu respeito, para que, seguindo-as, você combata o bom combate, mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé.” (1 Timóteo 1:18,19)

Na caminhada cristã muitos acontecimentos receberão orientação de nossa consciência. Ela nos ajuda por exemplo, a reconhecer quando erramos contra nossos irmãos em Cristo; quando falamos palavras sem amor que os magoaram; quando não nos importamos se o que vivemos e ensinamos tem amparo bíblico ou não; quando agimos segundo a carne, mesmo parecendo um ato de piedade; quando fomos hipócritas; quando estamos sendo julgadores; quando estamos sendo fofoqueiros; quando estamos com inveja; quando estamos tratando nossos irmãos com malícia, tentando se aproveitar deles de alguma forma; quando estamos sendo insubmissos e rebeldes; ou quando estamos prejudicando nossos irmãos em vez de edificá-los. Ela também nos defende quando somos acusados de “querer aparecer”; quando somos julgados como: soberbos, escandalosos, ou até mesmo, “influenciados por espíritos imundos”; quando somos tachados de “otários que sempre perdoam”; ou quando somos desprezados por aqueles que queremos ver bem.

Assim a boa consciência se torna indispensável para uma vida cristã equilibrada no relacionamento com Deus e com o próximo. Paulo nos dá o exemplo de sempre procurar ter boa consciência diante de Deus e também dos homens.

Paulo, fixando os olhos no Sinédrio, disse: Meus irmãos, tenho cumprido meu dever para com Deus com toda a boa consciência, até o dia de hoje.” (Atos 23:1)

Por isso procuro sempre conservar minha consciência limpa diante de Deus e dos homens.” (Atos 24:16)

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” (2 Timóteo 2:15)

Cristãos que começam a desprezar a boa consciência começam a agir como tolos que não ouvem o que os outros lhe dizem a respeito de suas ações. Gradativamente vão se fechando em seu mundo e perdendo seus bons relacionamentos com outros. Chegando ao cúmulo de já não ouvirem nem o Espírito Santo. Por estarem sós, se tornam mais suscetíveis a caírem em pecados cada vez piores, se afundando mais e mais em trevas.

Quem ouve a repreensão construtiva terá lugar permanente entre os sábios.” (Provérbios 15:31)

É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se! E se dois dormirem juntos, vão manter-se aquecidos. Como, porém, manter-se aquecido sozinho? Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.” (Eclesiastes 4:9-12)

A palavra nos ensina que o Senhor direciona os passos dos homens, também, pelo pesar no espírito e creio que isso seja justamente a consciência em ação. De modo que aqueles que desprezam a boa consciência estão desprezando a própria orientação de Deus.

Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o Senhor pesa o espírito.” (Provérbios 16:2)

Então se você tem desprezado aquilo que a sua consciência fala ao seu respeito, lhe incentivo a parar com isso. Você pode estar caminhando para um grande abismo.

Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.” (Apocalipse 2:5)

Que o Senhor nos abençoe.

Por: Filipe Matias

Amovocês

Amovocês é uma declaração de amor, que tem por objetivo mostrar ao mundo que Deus nos ama e que não deseja que ninguém se perca, mas que todos venham a seguir a Sua vontade.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebook

Deixe uma resposta

Facebook Comments

comments powered by Disqus