Edificação posted by

Como explicar as ações de Deus na existência do mal, do sofrimento e da dor?

Como explicar as ações de Deus na existência do mal, do sofrimento e da dor?

omalEssa figura causa um “arrepio na espinha”.

Podemos nos perguntar como pode o mal existir no mundo? Como explicar as ações de Deus na existência do mal, do sofrimento e da dor?

Posso iniciar com: “…Eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim… o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade” (Isaías 46:10). A bíblia deixa claro que Deus sabe todas as coisas (Lucas 12.7). Deus já conhece toda a história da humanidade, ele escreveu nossa história tudo para sua gloria! Sim o mal é vontade de Deus.

Tudo é de acordo com o seu plano previamente decretado, Hebreus 1:3 explicitamente diz que Ele “sustenta todas as coisas pela palavra do Seu poder”. Robert Reymond diz “a visão de todas as Escrituras é que o propósito supralapsariano de Deus, ao criar o mundo, era que Ele fosse glorificado (Is 43:7,21; Ef 1:6-14) através da glorificação do Seu Filho, como o primogênito entre os irmãos (Rm 8:29) e o Senhor da Sua igreja (Fl 2:11; Cl 1:18). A raison d’être [razão de ser] da criação é, portanto, servir aos propósitos redentores de Deus”. Aqui entra a figura do mal que serve para os propósitos de Deus, não podemos pintar um quadro falso, o mal é vontade de Deus e serve para seus propósitos, tudo para glorificar a Ele.

No início tudo era bom (Gênesis 1:31) o pecado deixou o homem em uma posição de afastamento do que era bom e sob a ira de Deus, aqui entra o mal no mundo, como pode algo ser bom afastado de Deus? Ainda mais sobre sua ira? (Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Ef 2.3). Esse mal tem seu fim decretado assim como o mundo e todos aqueles que seguem o “mundo” e o mal. “Os ímpios serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus” (Salmos 9:17).

O homem pode se reencontrar com Deus através de Jesus Cristo João 3:36 “Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele“. Aquele que crê no Filho não sofrerá a ira de Deus pelo seu pecado porque o Filho tomou sobre Si a ira de Deus quando morreu em nosso lugar na cruz (Romanos 5:6-11). No entanto, não nos tornamos bons como na criação, nem seremos isentos do mal no mundo enquanto estivermos neste mundo.

O Homem apenas retornará à posição de bom na eternidade com Deus, Apocalipse 21:4 diz: “E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras cousas passaram”.

Nós estamos vivendo o hiato (lembrei do Kerwin na EBD) entre Genesis 1 “tudo era bom” e Apocalipse 21.4 na eternidade, neste hiato existe o mal. Tudo porque Deus assim planejou. Jerome Zanchius diz “A vontade de Deus é de tal modo a causa de todas as coisas [….] Ele não tem outro motivo para aquilo que faz, além da ‘ipsa voluntas’ , Sua mera vontade – vontade esta tão longe de ser injusta, quanto ela é a própria justiça”.

Logo, o mal que vemos hoje é determinado e existe pela vontade de Deus. Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas cousas (Isaías 45:7).

Isso as vezes parece perturbador, como pode Deus permitir o mal? Mas precisamos confiar e saber que tudo ocorre por vontade de Deus, mesmo não compreendendo não temos o direito nem a capacidade de julgar a Deus, pelo contrário precisamos reconhecer sua soberania e saber que Deus vê as coisas sob uma perspectiva eterna, e nós vemos apenas um grão de areia no imenso mar. Por vezes somos levados a conceber Deus dá nossa forma, queremos que ele se encaixe como o imaginamos e por não conhecer as escrituras desconhecemos o Deus verdadeiro.

Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. (Romanos 11:36)

Por: Pr. Antônio Sidnei

Sidnei Araujo

Sidnei Araujo é pastor auxiliar na Igreja Batista Jardim Floresta, em Boa Vista/RR, e líder da Rede de Jovens Metanoia 12.2, na mesma igreja. Formado em teologia, casado, pai de dois filhos, gosta mais que deveria de games, prefere corel ao photoshop, curioso, calmo, filmes só lavando louças (hobby), sorriso fácil, gosta da presença de amigos e principalmente é filho de Deus. Versículo: “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel. (Isaías 41:10).”

More Posts - Website

Deixe uma resposta

Facebook Comments

comments powered by Disqus