Especiais posted by

Definindo metas espirituais para 2013

Definindo metas espirituais para 2013

O ano de 2012 está terminando (mas o mundo não acabou) e já é possível ver 2013 surgindo por detrás das montanhas. Esse período de transição entre o ano que finda e o que se inicia sempre nos empolga, pois nos trás a sensação de recomeço. É como se tivéssemos a oportunidade de fazermos tudo diferente, mudarmos nossas vidas. E é por essa razão que, nessa época, muitas pessoas costumam fazer planos e traçar metas para serem alcançadas no novo ano.

Fazemos planos para ganhar mais dinheiro, para encontrar o verdadeiro amor, para ter mais tempo com a família, para conseguir um bom emprego, para aumentar a renda. Outros fazem planos para emagrecer, parar de fumar, parar de beber, praticar mais esportes. Todos esses planos são bons. Alias, planejar é sempre muito bom e a palavra de Deus nos recomenda a sempre planejarmos primeiro antes de fazermos alguma coisa (Lucas 14:28-31).

Porém, geralmente fazemos planos materiais ou voltados às nossas necessidades físicas, mas e os planos espirituais? Você já fez algum? Você já definiu suas metas espirituais para 2013? Que tal fazer isso agora mesmo? Veja abaixo algumas dicas que te ajudarão nesse processo.

Antes de começar, pare por alguns minutos e ore pedindo a direção do Espírito Santo.

COLOCANDO A MÁSCARA DE OXIGÊNIO PRIMEIRO EM VOCÊ

Se você já voou de avião certamente já ouviu as instruções de segurança e sabe que, em caso de despressurização, você deve colocar a máscara de oxigênio primeiro em você, para depois auxiliar os outros. Este é um princípio básico: para ajudar alguém você precisa estar preparado (ou a salvo) primeiro. Portanto, a primeira coisa a fazer em seu planejamento espiritual é pensar em sua preparação pessoal, que deve conter:

– Leitura bíblica: Jesus chamou a palavra de Deus de alimento, por isso você precisa, antes de qualquer coisa, se alimentar da palavra de Deus. Estabeleça um plano anual de leitura da Bíblia. Existem planos muito bons na internet, escolha um que melhor se encaixe ao seu estilo de vida e ao seu tempo.

– Oração: Jesus sempre tirava um momento para orar, e se Ele, sendo Deus, fazia isso, não há desculpas para você não fazer também. É na oração que você vai falar com Deus. Não se preocupe com o que falar ou como falar. Não há regra, apenas fale. Converse com Deus, conte sobre você, sua vida, suas dúvidas, medos, peça orientação. Oração também é um ótimo momento para agradecer a Deus por tudo o que ele tem feito. Assim, faça seu plano de oração diária. Estabeleça um momento a sós com Deus. Defina um horário e um local específico para fazer isso (isso ajuda muito a manter você na meta).

– Jejum: Jejuar é uma poderosa ferramenta de fortalecimento e preparo espiritual. É no jejum que você deixa de lado seu desejo carnal (comida, filmes, TV, jogos, etc) para fortalecer seu lado espiritual. Um bom plano de jejuns é imprescindível a um servo de Deus que queira estar preparado para boas obras. Estabeleça um cronograma de quando fará seus jejuns no próximo ano. E lembre-se, o jejum deve sempre vir acompanhado de oração.

AUXILIANDO OS OUTROS

Agora que você já colocou a máscara de oxigênio em você, e já definiu suas metas espirituais prioritárias, você já está pronto para auxiliar as pessoas que estão ao seu redor. É hora de pensar nas obras que o Senhor preparou para você. Nesse ponto é importante que você avalie sua vida, sua rotina, sua família e consiga encontrar algum tempo para se dedicar mais profundamente ao evangelho e suas implicações. Assim, comece pelo que acha que pode fazer dentro do seu tempo livre hoje, depois vá melhorando. Vamos dar alguns exemplos:

– Vou fazer visitas (a um irmão afastado, um enfermo, idoso ou alguém que esteja precisando ouvir do evangelho) pelo menos uma vez por semana.

– Vou me dispor diante da liderança da minha igreja para colaborar em algum ministério do qual eu tenha o dom para participar.

– Vou orar e me dispor para evangelizar colegas e gastar tempo com o discipulado deles.

– Etc.

Busque em Deus que Ele te indique a esfera de ação que Ele preparou para você. Esteja preparado e se prepare todos os dias para o trabalho para o reino de Deus!

CONCLUSÃO

Um bom planejamento espiritual é uma excelente forma de você se aproximar de Deus e estar preparado para levar outras pessoas a se aproximar dEle também. Mas antes de estabelecer essas metas, avalie como você está hoje, como esse ano de 2012 foi para você, o que precisa ser melhorado, o que precisa continuar, o que precisa ser cortado. Tenha os pés no chão e lembre-se que você também precisa contemplar em seus planos a sua família, o descanso, o lazer e outras coisas que julgar importantes. Mas, como disse Jesus, priorize o reino de Deus e as outras coisas, necessárias, serão acrescentadas com abundância pelo próprio Deus.

VOCÊ JÁ TEM ALGUMA META ESPIRITUAL TRAÇADA PARA 2013? COMPARTILHE NOS COMENTÁRIOS!

Kerwin Muriel

É formado em Direito pela Universidade de Cuiabá e pós-graduado em Gestão Pública do Poder Judiciário pela UNIFLU-RJ. Bacharelando em Teologia pela Escola Teológica Charles Spurgeon. Casado com Cleynise e pai da Nicolye.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookPinterestFlickr

Deixe uma resposta

Facebook Comments

comments powered by Disqus