O Novo Testamento em 15 dias posted by

DIA 10 – Desafio: Lendo a Bíblia em 15 dias

DIA 10 – Desafio: Lendo a Bíblia em 15 dias

Olá gente! A leitura não para. Faltam apenas cinco dias. Vejam como foi o nosso DÉCIMO DIA de desafio:

PALAVRAS DO SIDNEI:

Bom dia!!!

Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê…” (Romanos 1.16).

Quarta-feira, décimo dia de leitura, dia esse que foi muito bem aproveitado para solucionar conflitos, aconselhar jovens, definir algumas prioridades e ler a palavra de Deus.

Terminei o livro de Atos logo pela manhã, podendo acompanhar toda a trajetória de Paulo e todos os anos que ele passou preso. Seu naufrágio, sua fé em Deus e em seu compromisso de levar a palavra de Deus. Conforme vamos lendo, percebemos que muitas pessoas proeminentes da sociedade eram evangelizadas, bem como soldados e quem se colocasse a disposição para ouvir (Paulo não perdia tempo). Mas quero destacar a figura de seus amigos, que sempre estiveram com Paulo, em especial Lucas e Aristaco (Atos 27.2). que acompanharam Paulo nessa viagem para Roma e passaram por uns momentos difíceis com a tempestade e o naufrágio do navio (Atos 27). Daí percebemos como é importante o valor da amizade, principalmente em nosso ministério. Tenho plena certeza de que esses amigos de Paulo o encorajavam, oravam e cantavam juntos, firmes do propósito de Deus para a vida de Paulo.

Continuei minha leitura no livro de Romanos. Precisei ir ao banco Itaú, a fila estava generosa e não havia levado minha bíblia. Peguei o celular e baixei o aplicativo Java Go Bible. Instalei e pronto, continuei minha leitura. A fila andou tão rápido que nem notei, apenas lamentei por não ter nada para realizar minhas anotações. Mas foi um tempo bem gasto da fila do banco. A carta aos romanos é, com certeza, a mais aclamada entre as cartas, devido ao seu valor teológico e doutrinário. Sendo uma carta doutrinária e de uma boa abrangência a questões relacionadas ao evangelho, principalmente às questões práticas da lei entre os judeus e os não-judeus, em especial o tema da salvação, que é bem evidenciado nos 8 primeiros capítulos do livro, onde temas como justificação, graça e salvação são facilmente encontrados. Valeu, até amanhã.

PALAVRAS DO KERWIN:

Bom dia!!!

No décimo dia, como de costume, deixei a leitura para o período da noite, e, como tivemos encontro de célula, a leitura começou bem tarde. Mas, ainda assim, foi muito bom. Dei continuidade à leitura de Romanos, chegando ao capítulo 16. Hoje pela manhã já me atualizei, concluí Romanos e cheguei a Coríntios 7.

Nossa, estou gostando muito de ler as cartas de Paulo. É incrível a capacidade que ele tem de explicar as coisas de Deus. Fica até difícil fazer algum resumo sobre tudo o que li. Está sendo uma experiência riquíssima. Paulo fala sobre a eleição divina (assunto um tanto quanto complexo, mas bem interessante, sobre o qual um dia escreverei minhas opiniões, mas não hoje). Descreve a misericórdia de Deus, e como Deus colocou TODOS (judeus e gentios) como desobedientes, para usar sua misericórdia para com todos. Fala sobre o amor, que deve ser sem hipocrisia, e sobre as virtudes que devemos ter como salvos em Cristo (Romanos 12:9-31). Demonstra, com clareza, que o amor é o cumprimento de toda a lei (Romanos 13:10). Que todos daremos conta de nós mesmos, por isso não devemos ficar brigando sobre o que eu acho que pode e o que você acha que não pode, pois se faço para Deus faço, e se você não faz, para Deus não faz (Romanos 14). “Bem aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova” (Romanos 14:23b). Romanos é sem dúvida uma ótima leitura, recomendo muito mesmo.

Continuando a leitura, me deparei com a primeira carta de Paulo aos irmãos de Corinto (1 Coríntios). Logo no início Paulo nos exorta a sermos unidos (o que não vemos hoje nas igrejas de Cristo. Cada um pensa o que quer, faz o que quer, prega o que quer… infelizmente). Mostra que Deus salva os que creem pela loucura da cruz, ressaltando que a crucificação era escândalo aos judeus e loucura aos gentios. Ao ler esse trecho, me lembrei de Mateus 11:6, onde Jesus diz: “E bem-aventurado é aquele que não se escandalizar em mim”. Mostra que devemos pregar com o poder do Espírito Santo e não com sabedoria humana, e que não devemos nos vangloriar na presença de Deus (por nossa sabedoria), mas gloriar-se em Deus. Pela primeira vez Paulo pede que nós o imitemos. Um ponto muito importante que gostaria de destacar é quando Paulo fala que não devemos nos associar com os impuros (1 Coríntios 5). Ele deixa claro que, os impuros não são os impuros desse mundo – pois se não seria necessário sair do mundo – mas os que SE DIZEM IRMÃOS em Cristo, mas forem impuros, avarentos, idólatras, maldizentes, beberrão, roubador… com esses não devemos nem comer (verso 11). Aqui ela faz clara menção aos falsos crentes. Precisamos ter cuidado redobrado com esses. Por fim, Paulo dá conselhos sobre casamento, sensualidade, família, tribulações do casamento, etc. Legal é que ele é muito honesto quando, ao dar conselhos, separa o que é a palavra de Deus e o que é sua opinião pessoal.

Ufa!!! Que loucura. Tudo isso em apenas 7 capítulos. A capacidade de Paulo em sintetizar os assuntos e, ainda assim, explicar tudo muito bem explicado é mesmo fascinante. Que venham os próximos capítulos. Deixo para vocês esse versículo: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (1 Coríntios 2:9). Fiquem com Deus!!!

***

E aí gente, estão acompanhando nossa jornada? Estão gostando? Gostaria de compartilhar algo ou perguntar sobre os textos que estamos lendo? Fique a vontade e deixe sua mensagem no final dessa página. E se você quiser nos acompanhar nesse desafio, veja nossa sugestão de Plano de Leitura. Até amanhã, se Deus permitir. Paz!

Amovocês

Amovocês é uma declaração de amor, que tem por objetivo mostrar ao mundo que Deus nos ama e que não deseja que ninguém se perca, mas que todos venham a seguir a Sua vontade.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebook

Deixe uma resposta

Facebook Comments

comments powered by Disqus