Cultura posted by

O fim do carnaval

O fim do carnaval

Está chegando a data de uma das festas mais esperadas do mundo, o carnaval, uma festividade de muita agitação, arte, bebidas… para alguns até conhecida como festa da liberdade, onde as diferentes culturas no Brasil podem se mostrar e se fazer conhecidas com seus ritmos e danças. Mas esta data também é de muito choro, tristeza, saudade, insegurança, geralmente sentidos após a festividade do carnaval.  O carnaval é sim um período de morte de todos os tipos, no trânsito, por arma, seja branca ou de fogo, suicídios etc. Um período onde a criminalidade aumenta, brigas e estupros aos montes.

É no meio desse pandemônio de emoções que Deus chama a sua igreja para transformar a realidade de nosso Brasil. Nesse período a igreja tem que mostrar as caras, mostrar porque está aqui e para que está aqui! Se a igreja fechar suas portas, guardar sua fé, se reservar para não ir à batalha e negar a esperança, a luz não irá brilhar e então perderemos o sentido de sermos chamados sal e luz para esse mundo. O carnaval é a nossa data. Agora, mais do que nunca, é o momento de fazermos aquilo para que fomos chamados! É tempo de brilhar a luz que existe em cada igreja, em cada cristão.

Entendo que gostaríamos de estar em comunhão, adorando, estudando a palavra de Deus e isso é muito bom, mais nesse período, nessa data devemos obedecer ao que Jesus diz “Vão! Eu estou mandando vocês como ovelhas para o meio de lobos” (Lucas 10.3). Ele fala de renuncia e entrega, Ele fala de guerra espiritual, mais principalmente Ele fala de salvação, de esperança, Ele fala da luz que precisa brilhar em meio às trevas.

O carnaval é o apogeu de um país que precisa de Deus, e a materialização das influências demoníacas em nossa sociedade.  É papel da igreja declarar o fim do carnaval, se posicionar espiritualmente e publicamente contra o carnaval e toda sua malignidade. É o momento de levantar a bandeira da Cruz  e orar, e buscar mais do que nunca o poder do evangelho para que o carnaval possa chegar ao seu fim. Ore igreja do Senhor, peça o fim do carnaval, mas abra suas portas, reforce suas trincheiras e declare, no meio da maior festa da carne do mundo, que só em Jesus Cristo há esperança!!!

Estou feliz, pois percebo que uma nova “onda” tem levantado as igrejas. No Brasil, mais e mais igrejas tem aberto suas portas no período de carnaval, têm chamado o povo para se alegrar e festejar na presença de Deus. Segundo o G1, nesse ano de 2013 muitas cidades não terão o carnaval pago pelo governo ou prefeitura (http://g1.globo.com/carnaval/2013/noticia/2013/01/diversas-cidades-cancelam-carnaval-em-2013.html). Não é simplesmente a falta de dinheiro, mais é a resposta de nossas orações. É Deus abrindo as portas para que possamos mostrar a verdadeira e maior de todas as festas na presença de Deus.  Creio que o melhor de Deus ainda está por vir para nossa nação, e tenho certeza que muito mais igrejas entenderão seu papel nesse mundo e, de forma efetiva, por meio da ação, declararão o fim do carnaval.

Por: Antônio Sidnei

Sidnei Araujo

Sidnei Araujo é pastor auxiliar na Igreja Batista Jardim Floresta, em Boa Vista/RR, e líder da Rede de Jovens Metanoia 12.2, na mesma igreja. Formado em teologia, casado, pai de dois filhos, gosta mais que deveria de games, prefere corel ao photoshop, curioso, calmo, filmes só lavando louças (hobby), sorriso fácil, gosta da presença de amigos e principalmente é filho de Deus. Versículo: “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel. (Isaías 41:10).”

More Posts - Website

Deixe uma resposta

Facebook Comments

comments powered by Disqus