Devocional posted by

O que é o evangelho? Qual é a sua mensagem?

O que é o evangelho? Qual é a sua mensagem?

Você sabe o que é o evangelho e no que consiste a sua mensagem? Talvez você responda que o evangelho é a boa notícia da salvação em Cristo Jesus, e que sua mensagem consiste em que “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). Esse é um bom começo. Mas será que o evangelho é apenas isso? Creio que não. Por isso, resolvi compartilhar uma compilação que fiz de dois resumos a respeito do que é o evangelho e a sua mensagem. Que mossamos ler, meditar, guardar e retransmitir essas verdades em tempo e fora de tempo.

O que é o evangelho?

1) O evangelho é a palavra de Deus (Atos 4:31; 6:2,7; 11:1; 13:5,7,44; 16:32; Filipenses 1:14; 1 Tessalonicenses 2:13; Hebreus 13:7; Apocalipse 1:2,9; 6:9; 20:4).

A mensagem do evangelho não é uma descoberta humano; não é produto da mente do homem ou de seu pensamento. Não é uma especulação humana. É uma palavra que provém de Deus e fala dEle. São as novas de Deus que o homem não poderia ter descoberto por si mesmo.

 

2) O evangelho é a palavra do Senhor (Atos 12:24; 13:49; 15:35; 1 Tessalonicenses 1:8; 2 Tessalonicenses 3:1).

Nem sempre há certeza se a palavra Senhor refere-se a Deus ou a Jesus; mas com mais freqüência refere-se a Jesus. Portanto, o evangelho é a palavra de Deus que chega aos homens através de Jesus Cristo. É uma mensagem que Deus não poderia enviar aos homens de outra maneira a não ser mediante seu Filho.

 

3) O evangelho é a palavra que precisa ser ouvida (logos akoes) (1 Tessalonicenses 2:13; Hebreus 4:2).

De maneira que a mensagem do evangelho depende de uma voz que esteja pronta a pregá-la, e de um ouvido disposto a ouvi-la.

 

4) O evangelho é a palavra do Reino (Mateus 13:19).

A mensagem do evangelho é o anúncio da soberania de Deus, que chama os homens a render obediência ao Deus que os fará cidadãos de seu Reino.

 

5) O evangelho é a palavra das boas novas (Atos 15:7; Colossenses 1:5).

A palavra evangelho significa boas novas; e o evangelho é essencialmente as boas novas para o homem a respeito de Deus.

 

6) O evangelho é a palavra de sua graça (Atos 14:3; 20:32).

São as boas novas que falam do imerecido e generoso amor de Deus para com o homem; é a boa nova que diz que o homem não está submetido à dura tarefa de merecer o amor de Deus; esse amor é gratuitamente oferecido.

 

7) O evangelho é a palavra de salvação (Atos 13:26).

É o oferecimento de perdão pelo pecado passado e de força e poder para superá-lo no futuro. São as novas de libertação da tristeza do pecado e da emancipação do poder do pecado.

 

8) O evangelho é a palavra de reconciliação (2 Coríntios 5:19).

Anuncia que a comunhão quebrantada entre Deus e o homem foi restaurada em Jesus Cristo. O evangelho é o que derruba as barreiras que o pecado do homem tinha levantado entre ele e Deus.

 

9) O evangelho é a palavra da cruz (1 Coríntios 1:18).

No coração do evangelho há uma Cruz sobre a qual se manifesta aos homens a prova definitiva do magnânimo, sacrificado e solícito amor de Deus.

 

10) O evangelho é a palavra de verdade (2 Coríntios 6:7; Efésios 1:13; Colossenses 1:5; 2 Timóteo 2:15).

Com a chegada do evangelho já não é necessário conjeturar e andar tateando, pois Jesus Cristo nos trouxe a verdade a respeito de Deus.

 

11) O evangelho é a palavra de justiça (Hebreus 5:13).

O poder do evangelho capacita o homem a acabar com o poder do pecado e se elevar até a justiça que é agradável a Deus.

 

12) O evangelho são as sãs palavras (“sã doutrina”) (2 Timóteo 1:13).

É o antídoto que defende da peçonha do pecado, e a medicina que derrota a enfermidade do mal.

 

13) O evangelho é a palavra de vida (Filipenses 2:16).

Mediante o poder do evangelho o homem é libertado da morte e capacitado para participar da vida que é vida em sua melhor expressão.

 

 

A mensagem do Evangelho

1) Deus nos criou para sua glória.

“Trazei meus filhos de longe e minhas filhas, das extremidades da terra, a todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para minha glória” (Isaías 43.6-7). Deus fez a todos nós à sua própria imagem para que pudéssemos manifestar, ou refletir, seu caráter e beleza moral.

 

2) Todo ser humano deve viver para a glória de Deus.

“Quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10.31). O caminho para viver para a glória de Deus é amá-lo (Mateus 22.37), confiar nele (Romanos 4.20), ser grato a ele (Salmo 50.23) e obedecê-lo (Mateus 5.16). Quando fazemos estas coisas, manifestamos a glória de Deus.

 

3) Todos pecamos e carecemos da glória de Deus.

“Todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3.23). “Porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças… e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem…” (Romanos 1.21-23). Nenhum de nós tem amado, confiado, agradecido ou obedecido a Deus como devemos.

 

4) Todos nós merecemos o castigo eterno.

“O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 6.23). Aqueles que não obedecerem ao Senhor Jesus “sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder” (2 Tessalonicenses 1.9). “E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna” (Mateus 25.46).

 

5) Em sua grande misericórdia, Deus enviou o seu único Filho, Jesus Cristo, para prover aos pecadores o caminho da vida eterna.

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16). “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar” (Gálatas 3.13). “Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus” (1 Pedro 3.18).

 

6) A vida eterna é um dom gratuito para todos os que confiarem em Cristo como Senhor e Salvador.

“Crê no Senhor Jesus e serás salvo” (Atos 16.31). “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” (Romanos 10.9). “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2.8-9). “Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim” (Gálatas 2.19, 20).

 

Essa é uma compilação adaptada de dois resumos a respeito do evangelho e sua mensagem desenvolvidos por William Barclay e John Piper.

por William Barclay, retirado do livro Comentários do Novo Testamento – 1 João.

por John Piper, retirado do site DesiringGod (https://www.desiringgod.org/articles/a-summary-of-the-gospel-to-help-you-enjoy-it-and-share-it?lang=pt).

 

Amovocês

Amovocês é uma declaração de amor, que tem por objetivo mostrar ao mundo que Deus nos ama e que não deseja que ninguém se perca, mas que todos venham a seguir a Sua vontade.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebook

Deixe uma resposta

Facebook Comments

comments powered by Disqus