O que um homem precisa para se casar?

Buscar conhecer a Deus como cristão já exige muito de você, buscar conhecer a Deus e também entender suas responsabilidades como homem, tudo isso ao mesmo tempo, não é uma tarefa fácil. Muitos homens tem um grande sonho em comum, se casar. Mas infelizmente poucos estão preparados, ou se preparando para um casamento.

Ser um homem de Deus requer negação total de você mesmo, buscar ter um coração igual ao do Senhor. Se preparar para um casamento exige sacrifício, é deixar de ser menino e se tornar homem. São muitas as perguntas sobre o que você precisa ser ou ter para se casar, com tudo que aprendi e venho aprendendo, entendo que o homem precisa, primeiramente, é ser exatamente o que Paulo diz:

“Quando eu era criança, pensava como menino, sentia e falava como menino. Quando cheguei à idade adulta deixei para trás as atitudes próprias das crianças”. 1Corintios 13:11.

Paulo nos ensina que ao chegarmos na fase adulta devemos deixar para trás as atitudes próprias das crianças. Isso significa, que se nos julgamos homens adultos, mas agimos como meninos, não estamos preparados para nos casar. Pois casamento é para homens! E como eu posso avaliar se estou agindo como homem ou menino? Bom, se você é um rapaz que mal consegue se sustentar, se você é um rapaz que tem medo de assumir suas responsabilidades bíblicas, não se posiciona na igreja e nem na sua casa e depende totalmente dos pais, corre um sério risco de você ainda ser um menino. Reflita em qual condição você está hoje e o que você está buscando para mudar isso, busque, com a ajuda de Deus, mudar sua posição e o seu coração.

Não é uma tarefa fácil e não tem sido fácil. Se pensamos em nos casar, precisamos nos portar como homens, assumir o nosso papel no reino de Deus. Davi, um dos grandes homens da Palavra de Deus, na proximidade da sua morte, ordenou ao seu filho Salomão, seja forte e HOMEM.

“Sentindo que se aproximava o dia de sua morte, Davi ordenou a seu filho Salomão: Eis que o tempo em que devo seguir o caminho de todos os seres humanos está próximo. Portanto, sê forte e porta-te como homem”. 1Reis 2: 1.

Davi podia aconselhar Salomão de várias maneiras, mas Davi falou para o seu filho ser Homem, pois o rei sabia que somente um homem poderia governar, somente um homem que deixou de ser menino pode ser um líder, Salomão estava prestes a assumir o reinado do seu pai, então ele precisava ser um homem para governar aquela nação. Da mesma forma, devemos ser homens maduros para liderar uma casa.

Nós homens, somos a principal figura dentro de uma família. Deus deu ao homem a liderança, o homem é o cabeça, como Cristo é o cabeça da sua igreja.

“Porque o marido é o cabeça da esposa, assim como Cristo é o cabeça da Igreja, que é o seu corpo, da qual Ele é o Salvador”. Efésios 5.23.

Precisamos exercer a nossa liderança, somos nós que conduzimos nossas mulheres e filhos. E quando não fazemos isso a casa não tem governo e fica desprotegida, a família se perde, esposas e filhos ficam desnorteados.

“Porquanto, se alguém não sabe governar sua própria família, como poderá cuidar da Igreja de Deus!”. 1Timoéteo 3:5.

Somos os responsáveis por representar a nossa família diante de Deus, é nossa responsabilidade ensinar a Palavra de Deus a eles, você não precisa ser um teólogo para fazer isso, mas deve ter consciência da sua responsabilidade espiritual no lar e buscar liderar sua família nas verdades que o Senhor já te mostrou, pois é nossa responsabilidade mantê-los no caminho de Deus. Algo importante diante de tudo que Deus me ensinou sobre todas essas coisas, está registrado no livro de Jó 1:5, a bíblia diz que Jó queimava holocaustos todos os dias pela sua família. Jó intercedia pela família perante Deus. Que responsabilidade grande! Crescer no conhecimento de Deus, para apresentar nossa família ao Senhor como sacerdote que somos, será um ritual diário que eu e você precisaremos fazer. É nossa responsabilidade ser o provedor principal. Se desejamos nos casar com alguém, devemos entender nossas responsabilidades básicas: como trabalhar, pagar nossas contas, estudar e assumir as responsabilidades que foram dadas a nós e que deve ser exercida desde a casa dos nossos pais. É o homem que tem que trazer o sustento para sua família, nós somos os provedores, não estou falando que a mulher não pode trabalhar e ajudar em casa, sim, a mulher pode ajudar, mas é responsabilidade do homem o sustento da família. Entendi que ser provedor não está atrelado ao valor alto de um salário, mas sim, se o que você tem é o suficiente para sustentar uma família.

“Com o suor do teu rosto comerás o teu pão, até que volte ao solo, pois da terra foste formado; porque tu és pó e ao pó da terra retornarás” Gênesis 3.18;19.

Deus me ajudou a compreender todas essas coisas e desde então tenho lutado para colocar em prática. Pois agindo assim estaremos prontos para formar nossa lavoura:

“Forma primeiro a tua lavoura e levanta a tua casa, então, estarás à vontade para constituir a tua família” Provérbios 24: 27.

E avançaremos de fase, deixaremos de ser meninos e seremos HOMENS prontos e dispostos a lutar, prover, ensinar e proteger nossas famílias. Jamais nos esquecendo do que o rei Davi disse:

“A não ser que o Eterno edifique a Casa, trabalham em vão os que desejam construí-la. Se o Senhor não proteger a cidade, inútil será a sentinela montar guarda” Salmos 127:1.

Não basta só entender nossas responsabilidades como homem, precisamos entender que é Deus o maior sustentador de nossas casas, nós só devemos obedecer e seguir seus ensinos.

Meus irmãos, duro foi entender essas verdades tão cedo em minha vida, mas compartilho com vocês aquilo que o Senhor me ajudou a entender e oro diariamente para que eu jamais me esqueça de todos esses ensinos e das minhas responsabilidades como homem. Que Deus abençoe não só a mim, mas a todos que desejam se casar e acima de tudo ser homens responsáveis e cuidadores de seus lares.

Por: Marcelo Figueira

Publicado por Amovocês

Amovocês é uma declaração de amor, que tem por objetivo mostrar ao mundo que Deus nos ama e que não deseja que ninguém se perca, mas que todos venham a seguir a Sua vontade.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: