Edificação posted by

O que você está pensando?

O que você está pensando?

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.(Filipenses 4:8)

O cérebro humano é o componente mais incrível do nosso corpo. Com ele somos capazes de perceber, reconhecer, entender e lembrar inúmeras coisas. Nosso cérebro é capaz de comandar diversas ações importantes ao mesmo tempo, como os batimentos do nosso coração e o ato de inspirar e expirar o ar para nossos pulmões. Tudo isso sem a necessidade de decisões conscientes de nossa parte. Isso é realmente um dom de Deus, o dom da vida.

Mas o cérebro também é como uma esponja, capaz de absorver e manter diversas informações. Imagine uma esponja mergulhada em água suja. Que conteúdo vai sair da esponja quando ela for espremida? Isso mesmo, água suja.

Com o cérebro também é assim. Ele retém tudo o que você lê, o que você assiste na televisão, o que você conversa com seus amigos e as músicas que você escuta. E ao ser espremido – liberar pensamentos – são essas informações que você terá. Por isso precisamos ter muito cuidado com o tipo de material que deixamos nosso cérebro ter acesso.

Isso porque, os pensamentos têm um impacto muito forte sobre a forma como lidamos com as situações do nosso dia-a-dia. Afinal, pensamentos conduzem a ações. E se os seus pensamentos não forem controlados, eles podem transformar o seu caráter em algo negativo rapidamente.

Você se sentiria confortável se os seus pensamentos fossem mostrados em uma tela de cinema para todos verem?

O Senhor quer renovar a nossa mente. Renovar a nossa forma de pensar, para que possamos ser puros e úteis na realização das tarefas que Ele planejou para nós. É difícil servir a Deus quando uma pessoa carrega pensamentos de vingança, inveja, egoísmo, traição ou outra forma de maldade. Paulo entendeu isso e desafiou a igreja de Filipos a pensar sobre coisas boas, verdadeiras, honestas, justas, puras, amáveis, de boa fama, virtuosas e dignas de louvor. Nisso pensai, disse ele. Dessa forma, suas ações corresponderiam a seus pensamentos.

Seguindo o exemplo de Paulo, nós te desafiamos a retirar da sua frente coisas que te levem a pensar em morte, vingança, ira, traição, e coisas desse tipo. Pense em coisas boas. Encha o seu cérebro de informações boas. Assista bons filmes, leia bons livros, leia a Bíblia, mantenha conversas boas e produtivas com seus amigos, ouça boas músicas, que falem de amor, de paz, de gratidão.

Não é tarde para permitir que Deus realize uma “edição” em nossos pensamentos. A questão é: você está disposto a deixá-lo fazer isso?

Adaptado de MinistryToday

Kerwin Muriel

É formado em Direito pela Universidade de Cuiabá e pós-graduado em Gestão Pública do Poder Judiciário pela UNIFLU-RJ. Bacharelando em Teologia pela Escola Teológica Charles Spurgeon. Casado com Cleynise e pai da Nicolye.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookPinterestFlickr

Deixe uma resposta

Facebook Comments

comments powered by Disqus